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2ª via On Line do RG/Carteira de Identidade

Segunda via da carteira de identidade pode ser encaminhada on-line

A facilidade está disponível para quem fez a segunda via nos últimos cinco anos e não precisa alterar dados . Nesse caso, pode ir ao IGP apenas para a retirada do documento.

A 2ª via on-line é o mais novo serviço disponibilizado pelo Instituto-Geral de Perícias ao cidadão.
Este serviço permite solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet sem que o requerente necessite comparecer a um Posto de Identificação para apresentar documentos e capturar foto, assinatura e impressões digitais.

Trata-se da utilização dos dados biográficos e biométricos cadastrados no Sistema de Identificação do RS quando da última atualização de sua Carteira de Identidade encaminhada presencialmente e expedida pelo Estado do Rio Grande do Sul. A foto, a assinatura, a impressão digital (biometria) e todos os dados pessoais (biográficos) serão exatamente os mesmos da sua Carteira de Identidade anterior.

Pré-Requisitos

Para solicitar a 2ªvia on-line você precisa ter 18 anos completos na data de expedição da sua última 2ªvia da Carteira de Identidade emitida no Rio Grande do Sul.

A segunda via, deve ter sido expedida nos últimos 5 anos.

Os dados pessoais do solicitante (nome completo, estado civil, filiação, etc.) não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição da sua última Carteira de Identidade.

Apenas portadores de 2ª via da Carteira de Identidade no Rio Grande do Sul podem solicitar a 2ªvia on-line.
Mesmo as carteiras emitidas no modelo antigo poderão ser impressas.

Prazo

A 2ª via on-line será entregue somente ao seu titular, mediante validação biométrica.

O prazo de entrega da 2ªvia On-line é de 03 dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição (Verifique calendário de feriados da Capital).

Porto Alegre: 3 dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição

Osório, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Gramado: 5 dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição

Quanto custa?

A taxa de expedição é de R$ 71,10 e só pode ser paga a partir da Guia de Arrecadação gerada ao final do processo de solicitação da 2ª via On-line.

Onde Fazer?

O serviço é online e está disponível no site do IGP em SERVIÇOS e INFORMAÇÕES 2ª Via On-line ou pelo site do Governo do Estado.
É obrigatório o preenchimento do formulário de solicitação na íntegra. (link abaixo)

Se o cidadão estiver apto ao serviço, o sistema gerará o protocolo de retirada juntamente com a guia de pagamento da taxa de expedição da carteira de identidade.

Caso o cidadão não esteja apto ao serviço, o sistema informa em uma mensagem na tela:

“Serviço não poderá ser solicitado, pois não atende aos requisitos. Verifique as orientações para solicitação do serviço”

Aviso: caso você tenha alterado algum dado biográfico como adoção, reconhecimento, casamento, divórcio, ou dado biométrico como amputação de dedos, mãos, cicatrizes significantes deseje incluir, excluir ou corrigir algum dado você deve encaminhar sua carteira de identidade presencialmente em um Posto de Identificação apresentando os documentos comprobatórios e capturando novas imagens.

Para solicitar a 2ª via on-line da carteira de identidade OnLine, é necessário preencher as informações demonstradas na omagem abaixo.

Clique na imagem para ser direcionado ao site site do Governo do Estado.

Outro serviço agora acessível pela internet é a Declaração de RG.

Ela é solicitada por familiares de pessoas falecidas, que necessitam do número do documento para dar andamento a processos judiciais.

O encaminhamento, que antes era presencial, agora pode ser feito para o e-mail declaracaorg@igp.rs.gov.br.

Carteira de Identidade RG - confecção e agendamento

O agendamento pode ser realizado por WhatsApp pelo número (51) 984178646 (apenas por mensagem) ou pelo telefone (51) 3223-6122.

Qual serviço disponível?

Carteira de Identidade – confecção On Line ou agendamento

O que é?

A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade.
Ele tem o objetivo de identificar a população garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.

Forma de Solicitação:

Presencial:  O cidadão deverá se dirigir a qualquer das Unidade do TudoFácil ou a qualquer Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias/Departamento de Identificação (IGP/DI).

OnLine: 2ª via online.

Documentos Necessários:
Lei 7116 de 29 de agosto de 1983 e Decreto 9.278/2018

Solteiros – Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

Casados/Viúvos – apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

Separados Judicialmente ou Divorciados – apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).

Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.

Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)

Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)

Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

Não é necessário levar fotos.

Acréscimos opcionaisSe desejar incluir o número do CPF e PIS na carteira de identidade é obrigatório a apresentação dos documentos originais.

Prazo normal:

Prazo normal de entrega para (1ª e 2ª via)

Quanto custa?
Valores vigentes a partir de 1º/02/2020

1ª via: Gratuita

2ª via: R$ 71,10
Normal para entrega em 12 dias

2ª via Online:  R$ 71,10

2ª via: R$ 92,43
Expressa entrega em 5 dias em Viamão
ou em 3 horas  com retirada no Posto de Identificação da Avenida Azenha, 255 – Porto Alegre

Isentos: maiores de 65 anos e vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência)

Onde pagar?

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

Onde Fazer?

Na Capital:  Em virtude da pandemia, desde 18 de março estão sendo atendidos apenas casos de urgência.

O atendimento é realizado no Posto de Identificação Azenha (av. Azenha, 255) através de agendamento pelo telefone (51) 3223-6122.

O agendamento também pode ser realizado por WhatsApp pelo número (51) 984178646 (apenas por mensagem).

Em Viamão (FECHADO)
No Posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS)
Na Central de Polícia (Antigo Fórum) 
Endereço:  Rua Mário Antunes da Veiga,  S/N
Centro – Viamão/RS
Horários de atendimento: 8h às 14h
Telefone: (51) 3485-8747

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Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

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