A Câmara aprovou na noite de hoje (12/04), o projeto que autoriza o muncípio a realização de atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade 24h. na Unidade de Referência em Saúde (URS) – Posto central de saúde – da São Lucas, localizada na parada 44, da ERS 040, através de repasse a entidade de saúde.
O representante da Comissão de Defesa da Saúde e 1° vice-presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), explica que a medida busca um convênio com a Fundação Hospitalar de Sapucaia do Sul – FHSS, para a realização de atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade 24h. na Unidade de Referência em Saúde (URS) – Posto central de saúde – da São Lucas, localizada na parada 44, da ERS 040.
Novo serviço de saúde terá investimento de R$ 300 mil ao mês
A verba antes destinada pela prefeitura ao Hospital de Viamão, será repassada através de convênio à FHSS, num total de R$ 3.6 milhões, por um período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. A medida tem por objetivo qualificar o atendimento a comunidade, onde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde – CMS e a gestão municipal, entenderam que era necessária a criação de um serviço de atendimento 24h de responsabilidade do Município, o qual funcionará na URS São Lucas, com a retaguarda do Instituto de Cardiologia – Hospital Viamão e Samu Salvar A instituição será a responsável pelos atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade oferecidos no pronto atendimento. “Escolhemos a fundação porque ela já presta serviços a outros municípios e temos conhecimento da qualidade do trabalho de seus profissionais”, explica o prefeito Alex Boscaini.
Urgência/Emergência no Hospital de Viamão
Caberá ao Estado, através do Hospital Viamão, o atendimento de alta complexidade.
Com isso, a secretaria estadual de saúde manterá os repassasses mensais de recursos ao Hospital de Viamão, para garantir os atendimentos à população viamonense, com situações de urgência/emergência. “O Estado assumiu o Hospital de Viamão com o atendimento de média e alta complexidade e nós, portanto, estamos buscando qualificar o que nos compete, o atendimento básico de saúde.”, enfatizou o prefeito Alex.
Atenção básica, de baixa complexidade no Posto de Saúde da parada 44
Com a aprovação do projeto, a Unidade de Referência em Saúde São Lucas, na parada 44, passará a ser uma unidade de pronto atendimento 24 horas. “O local é ideal porque centraliza o atendimento. A implantação desse espaço é uma demanda antiga dos viamonenses”, ressalta Boscaini.
Com a implantação do Posto de Saúde 24h., a comunidade poderá buscar atendimento tanto nas unidades básicas e de referência em saúde, quanto no pronto atendimento. Na prática, conforme explica o vereador Armando, da Comissão de Saúde da Câmara, o município vai cuidar da atenção básica, primária e de baixa complexidade, proporcionando um atendimento 24h. no Posto Central de Saúde da São Lucas, na parada 44. “Em fim teremos o tão sonhado e reivindicado pela população, que é um serviço de atendimento ambulatorial em posto de saúde 24 horas”, enfatizou.
Capacidade de atendimento poderá chegar a 10 mil/mês
O vereador Armando antecipa que o novo serviço terá início ainda neste semestre, com capacidade de atender, pelo menos, de 5 a 10 mil atendimentos mês, dia e noite. “Será formado uma estrutura permanente, com médicos clinico geral, ginecologista, obstetras e pediatras, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais da saúde, exclusivamente para o serviço ambulatorial de 24 horas, sem prejuízos dos demais serviços de atendimento a população junto UBSs das vilas de Viamão”, completou o vereador Armando, da Comissão de Saúde da Câmara. O novo serviço vai contar com a realização de exames laboratoriais e de rx, entre outros para atendimento de baixa complexidade.
Mudando para qualificar
Para o vereador Armando, a qualificação da assistência prestada a população na área da saúde, passa por necessárias mudanças, tanto na estrutura física, estrutural, quanto no processo assistencial de atendimento. “Além de reformar e construir novos postos de saúde e contratar novos profissionais, são necessários humanizar e respeitar os usuários na forma da lei”, completou.
Com a medida o vereador Armando aposta que as 21 unidades de saúde básica, sendo três URSs, nove UBSs, cinco ESFs e quatro CAPSs., que manterão atendimento normal, terão maior capacidade de atendimentos/consultas e maior números de profissionais, uma vez que, muitos profisionais serão deslocados a essas unidades, frutos dos contratos emergenciais e do chamamento do concurso.
Em primeiro momento, somente a URS São Lucas que terá atendimento 24h., com profissionais a serem contratados pela FHSS.
Leia também as seguintes notícias relacionadas a esse assunto: