Em novembro, junto ao Pronto Atendimento Social 24 Horas de Viamão, que está localizado às margens da RS 040, na parada 55, será instalada a Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher.
Foi através de uma sessão extraordinária, na tarde desta quinta-feira (24/10), convocada pelo presidente da Câmara de Viamão, o vereador Luís Armando Azambuja, e na presença da delegada Andrea Magno, da inspetora Terezinha Calivali, da escrivã Patrícia Reis e da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Matilde Brodt, que foi aprovado, por unanimidade dos vereadores, o projeto de lei 240/2013, que autoriza convênio da Prefeitura de Viamão com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Justiça e Segurança, para instalação da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher no município, que deverá se instalar de maneira provisória, em novembro, junto ao Pronto Atendimento Social 24 Horas de Viamão, que está localizado às margens da RS 040, na Avenida Senador Salgado Filho, 9214, parada 55.
De acordo com o vereador Armando aprovação do projeto vai permitir a instalação imediata da Delegacia da Mulher em Viamão, como forma de assegurar o atendimento digno à população feminina, vítima de violência doméstica e familiar, com serviços de investigações, prevenções e repressões aos direitos contra a mulher.
“Desde 2005 estamos cobrando a instalação de uma delegacia da mulher em Viamão. Nosso município está em quarto lugar nas estatísticas de violência doméstica e contra a mulher. Muitas mulheres vão à Porto Alegre registrar ocorrências e agora teremos mais segurança e proteção”, afirmou Matilde Brodt, presidente do Conselho Municipal da Mulher.
A delegada de policia civil, que comandará a Delegacia da Mulher de Viamão, Andrea Magno, disse estar feliz com a decisão dos vereadores e que a instalação de uma delegacia da mulher deverá mudar as relações entre a polícia civil e as vítimas de violência doméstica, que em sua grande maioria são mulheres. “De janeiro a setembro deste ano, as delegacias de Viamão registraram cerca de duas mil ocorrências deste tipo. É uma reivindicação antiga e a cidade só tem a ganhar com a nova delegacia, que vai intensificar o combate à violência contra a mulher”, afirmou Andrea.
A partir de abril/2014, a Delegacia da Mulher, deverá se mudar e funcionar de forma definitiva, no prédio do antigo fórum, na rua Mário Antunes da Veiga, no Centro de Viamão, onde também se instalará a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a 1ª DP de Viamão. Nesse período o prédio estará passando por reformas.