Inicial / #VereadorArmando / Posto de Saúde São Tomé abrirá neste sábado(13/03) para teste rápido e vacina da COVID-19

Posto de Saúde São Tomé abrirá neste sábado(13/03) para teste rápido e vacina da COVID-19

Testagem rápida para suspeitos de contágio e vacinação contra o COVID aos grupos prioritários, serão realizados também no Postinho da São Tomé

Os nove Postos de Saúde de Viamão (São Tomé, Itapuã, Águas Claras, Vila Elsa, Centro, São Lucas, Esmeralda, Santa Isabel e Augusta Meneghine), estão fazendo a testagem para detecção de Covid, para suspeitos de contágio, além de encaminhamentos e orientações de saúde aos pacientes positivados, e também a imunização/vacinação aos grupos prioritários do Plano de Vacinação de Viamão contra o Covid-19.

Por solicitação do presidente da Câmara de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja (PSDB), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Tomé, popularmente chamado de “Postinho da São Tomé”, foi incluído pelo prefeito e secretario de saúde, Valdir Bonatto, no decreto e no plano referências do COVID-19 de Viamão, fazendo parte das nove UBSs/ESFs/UR, de atendimentos exclusivos para pacientes suspeitos de Covid-19, com pontos espalhados por toda a cidade.

E para ampliar o acesso ao atendimento aos suspeitos de contágio pelo Coronavírus, a UBS da São Tomé estará atendendo neste sábado, dia 13 de março, pela manhã, das 9 às 13 horas, para realizar teste rápido gratuito do COVID-19 a população da região da grande São Tomé, que inclui as Vilas Planalto, Araçá, Parque Farroupilha e adjacências.

Além disso, completou o vereador Armando, “no posto da São Tomé, também será realizado a vacinação contra o Covid-19 nos grupos prioritários, que apartir de hoje (13/03), foi liberado aos idosos com 78 anos ou mais”

Instalados em ambientes separados, tanto para atendimento e testagem, quanto para a vacinação, o Posto de Saúde da São Tomé, fica localizado na Rua Lindoia, nº 81, Bairro São Tomé. O telefone de contato é 51 3446.2869.

As estruturas foram distribuídas em 4 grandes regiões: Santa Isabel, Viamópolis, Centro e Águas Claras/Itapuã.

Região Rural: UBS Águas Claras e UBS/ESF de Itapuã

Região Viamópolis: UBS Esmeralda, UBS São Lucas e UBS São Tomé

Região Santa Isabel: UBS Santa Isabel e UBS Augusta Meneguine

Região Centro: UBS Vila Elsa e UR Centro

Na prática, explicou o vereador Armando Azambuja: “Os nove Postos de Saúde de Viamão (São Tomé, Itapuã, Águas Claras, Vila Elsa, Centro, São Lucas, Esmeralda, Santa Isabel e Augusta Meneghine), estarão a partir desta segunda-feira (1º/03), fazendo teste rápido (RT-PCR) para detecção de Covid, para suspeitos de contágio, além de encaminhamentos e orientações de saúde aos pacientes positivados, e também a imunização/vacinação aos grupos prioritários do Plano de Vacinação de Viamão contra o Covid-19”.

A ação tem por objetivo desafogar a UPA e o Hospital, proporcionando mais tranquilidade aos moradores das regiões, uma vez que o atendimento para casos suspeitos de Covid serão mais próximos da residência das pessoas.

Juntamente com isso, foi anunciado pela gestão do prefeito Bonatto, uma série de novas ações na área da saúde, abrangendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como também o Hospital de Viamão. “Na Upa da 36 está sendo empaliado capacidade de condições de atendimento, e no Hospital de Viamão está sendo ampliado as áreas de atendimentos com áreas específicas de atendimento aos usuários do SUS de classificação de risco azuis e verdes”, enfatizou o vereador Armando.

Recursos para enfrentamento à Covid-19
em pról da população viamonense

O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, vereador Luís Armando Azambuja – PSDB, transferiu por depósito/transferência bancária-TED, nessa semana, o valor de R$ 1 milhão de reais, para conta Prefeitura, para possibilitar que o prefeito e secretário de saúde, Valdir Bonatto,  possa realizar mais investimentos no enfrentamento à Covid-19 a população viamonense.

Este valor faz parte de um total de R$ 2 milhões de reais, podendo chegar a mais valores,  que serão doados pela Câmara de Viamão à Prefeitura, através de uma economia anual, de  programa pelo Poder Legislativo, para destinação de compra de vacinas contra o Covid, máscaras, insumos, contratação de pessoal, de convênio com Hospital de Viamão para aberturas de leitos e implantação de Unidade Básica de Saúde e demais estruturas necessárias para combater o Novo Coronavírus – COVID-19 e proteger a população viamonense,  e conter o avanço do vírus em nossa cidade”, explicou o vereador Armando Azambuja.

Os recursos que estão sendo doados, é através da renuncia de receitas, fruto de economia que serão realizados pelos vereadores/as, determinada pela gestão da presidência do vereador Armando, que administra o Poder Legislativo durante a gestão do ano de 2021.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose da vacina para crianças!