Inicial / #VereadorArmando / Reajuste do Piso do Magistério, pela metade, aos professores de Viamão

Reajuste do Piso do Magistério, pela metade, aos professores de Viamão

Sob protesto, vereador Armando aprovou projeto do Governo, que instituiu, inconstitucionalmente, apenas o meio piso do magistério de Viamão

O vereador Armando, até que tentou, com projeto de emenda, retroagir os efeitos do índice do reajuste dos para janeiro de 2018, como determina a Lei do Piso, para corrigir o texto do Projeto 92/2018, afim de beneficiar e reconhecer os direitos dos cerca de 1,6 mil professores das 62 escolas municipais, mas foi derrotado pela maioria dos vereadores, que aceitaram apenas 6 ao invés de 12 meses de vigência do reajuste.

Sob protesto dos vereadores da Bancada da Oposição, foi aprovado por unanimidade, na última sessão da Câmara, o projeto de lei (PL) nº 92/2018 do Executivo, que cortou pela metade, o período da vigência do reajuste do Piso Nacional do Magistério, instituído pela Lei Federal nº 11.738/2008.

Este é o segundo PL da mesma matéria apresentada pelo Governo Municipal neste ano.

O primeiro queria conceder reajuste para somente 47 professores da rede. O protesto dos vereadores da oposição e da Associação Viamonenses dos Professores, fez com que Governo substituísse o PL por um que beneficiasse a totalidade da categoria.

O novo PL, que foi aprovado na sessão de quinta-feira (19/7), o reajuste total, que vai somar cerca de 6,69% (3,69%+3% já concedido em Abril), que atualizará o valor mínimo estipulado ao Piso do Magistério de R$: 1.227,67, para 20 horas semanais, com  reflexos em toda tabela salarial dos  professores da rede municipal, só terá validade a partir do mês de julho, ao invés de janeiro de 2018, como determina a Lei Federal.

O integrante da Comissão de Constituição, Redação e Justiça da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), até que tentou, com projeto de emenda, retroagir os efeitos do índice do reajuste dos para janeiro de 2018, como determina a Lei do Piso, para corrigir o texto do PL 92, afim de beneficiar e reconhecer os direitos dos cerca de 1,6 mil professores das 62 escolas municipais. A proposição do Armando foi derrotada pela maioria dos vereadores. “Esse Governo acabou de criar, de forma inconstitucional, um meio Piso Nacional do Magistério, descontraindo a Lei Federal, além de desconsiderar uma luta e conquista histórica da categoria do magistério”, discursou sob protesto, o vereador Armando, depois de votar a favor do PL, para garantir o recebimento, pelo menos desse reajuste, a partir dos contra-cheque do mês de julho aos professores municipais.

Jornal Opinião de Viamão, em sua edição desta terça-feira, dia 24/07/2018, página 3, destacou a luta do vereador Armando Azambuja (PT), em defesa do Piso do Magistério de Viamão.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Projeto propõe a compra do Hospital Viamão pela Prefeitura de Viamão

IMPRIMIR | PDF