Inicial / #VereadorArmando / Construção de novo Hospital em Viamão prevê 600 leitos de média e alta complexidade

Construção de novo Hospital em Viamão prevê 600 leitos de média e alta complexidade

Gestão do Novo Tempo no Governo do RS e na Prefeitura de Viamão vão construir novo Hospital em Viamão

A expectativa do Governo do Estado, é de que as obras do novo hospital comecem em cerca de um ano e meio, ainda na gestão de Eduardo Leite.

 

O líder de governo e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Armando destaca que governor do Estado, Eduardo Leite, anunciou que acatou a reivindicação da comunidade viamnense, liderada pela nossa gestão do Novo Tempo para Viamão, na Prfeitura deViamão, do prefeito Engenheiro  Nilton Magalhães, e do deputado, professor Bonatto, e que vai erguer um novo hospital em Viamão,  para atendimentos de média e alta complexidade.

De acordo com o vereador Armando, o Novo Hospital, terá terá capacidade para cerca de 600 leitos mediante parceria público-privada (PPP).

O prédio do Novo Hospital ficará no terreno atrás do atual Hospital de Viamão, em área cedida pela prefeitura.

A cidade foi escolhida em razão de um estudo de demanda da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontar déficit de vagas para o atendimento com especialistas no município e na região.

A formulação da PPP é conduzida no governo do Estado pela Secretaria de Parcerias (Separ).
Por meio da pasta, está sendo contratado o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para estruturar o projeto.

O contrato com o BID já está pronto e será assinado nos próximos dias.

Pelo modelo concebido, será contratada uma empresa privada para construir e, depois, administrar o hospital por um tempo determinado, que deverá ser de 25 ou 30 anos.

Nesse período, o governo estadual vai repassar recursos para bancar a operação.
—Sai mais barato para a sociedade fazer nesse formato, em que usamos a capacidade de fazer mais rápido e mais barato da iniciativa privada, colocando o estado na posição de fiscalizador – explica o secretário de Parcerias, Pedro Capeluppi, em enrevista ao reportagem do GZH de 03/03/2024.

Quando a PPP for à leilão, o vencedor será quem oferecer o maior desconto nos repasses do governo estadual para prestar o rol de serviços indicados no edital.

Se quiser, a empresa também poderá oferecer atendimentos particulares, desde que cumpra todas as atividades demandadas no contrato.

Após o fim do prazo da PPP, a estrutura do hospital volta para as mãos do Estado.

A expectativa do Palácio Piratini é de que as obras do novo hospital comecem em cerca de um ano e meio, ainda na gestão de Eduardo Leite.

Fonte: Publicação e parte de reprodução do texto do  GZH de 03/03/2024

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Obras de recriação do novo Parque Saint Hilaire de Viamão

IMPRIMIR | PDF