Inicial / #VereadorArmando / Assinado convênio para a construção do Hospital Regional em Viamão,

Assinado convênio para a construção do Hospital Regional em Viamão,

Novo Hopital terá 500 leitos para pacientes de média e alta complexidade

A expectativa do Governo do Estado, é de que as obras do novo hospital comecem em cerca de um ano e meio, ainda na gestão de Eduardo Leite.

O líder de governo e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Armando – PSDB, destacou que o governo do Estado assinou nesta manhã (22) um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para estruturar uma parceria público-privada (PPP) para construir e administrar um novo Hospital Regional de alta e média complexidade em Viamão, que atenda a cerca de 500 leitos. 

Trata-se da primeira PPP na área da saúde promovida pelo Executivo Estadual. O documento foi firmado pelo governador Eduardo Leite, pelo secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pelo representante do grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, na presença do prefeito de Viamão, engenheiro Nilton Malahães e do deputado estadual, professor Bonatto.

O período da PPP, que pode variar de 25 a 30 anos, o perfil dos pacientes atendidos pelo SUS e o investimento previsto por parte do Estado serão definidos ao longo da estruturação realizada pelo BID, que deve durar cerca de dez meses.

Após a fase de estruturação, o governo promoverá consultas e audiências públicas sobre o projeto e lançará o edital. A última etapa é a realização de leilão para definir o parceiro privado que vai gerir e construir o novo hospital.

“Solenizamos momentos como esse porque estamos lidando com orçamento público, valores que são de todo mundo e que demandam um rito rigoroso para sua estruturação. Trazer esse projeto até aqui já é um grande desafio. Temos uma carteira com várias outras PPPs sobre educação, estradas e outras áreas, que demanda grande esforço da equipe técnica. Agora, temos mais este projeto ambicioso, que é uma inovação importante para o Rio Grande do Sul”, destacou o governador. “Por isso, celebramos a vitória dessa etapa importante para dar sequência nas demais, que nos levarão até a concretização do hospital. Estamos muito confiantes”, afirmou.

O Hospital será construído no terreno cedido pela prefeitura, comprado no ano de 2021, atrás do atual Instituto de Cardiologia de Viamão. “A nossa cidade entrará com a área e o projeto. A área destinada fica localizada atrás do atual hospital, que já havia sido comprada no ano de 2021, através  de uma lei que aprovamos e que destinou cerca de R$ 4 milhões para a posse desta área”, disse o vereador Armando.

A escolha pelo município segue critérios da Secretaria da Saúde (SES) e visa contribuir para qualificar o atendimento médico na Região Metropolitana, a mais populosa do Rio Grande do Sul. “Esse projeto é um sonho e será uma marca para o Estado e uma grande possibilidade de oferecer saúde de qualidade”, ressaltou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“O novo Hospital em Vamão vai proposrcionar que as pessoas sejam beneficiadas com mais atendimentos, novas especialidades, com uma estrutura moderna e adequada para oferecer os serviços de saúde”, completou o vereador Armando.

“Para nós, é uma honra ter Viamão como protagonista de um empreendimento único no Estado. O mais importante é mudar a saúde e a vida das pessoas”, reforçou o prefeito, engenheiro Nilton Magalhães.

“O novo hospital vai desafogar Porto Alegre como referência de média e alta complexidade. É um equipamento que vai ajudar muito a saúde da Região Metropolitana como um todo”, comemorou o deputado, professor Bonatto.

O vereador Armando enfatizou ainda, que não existem perspectivas para o encerramento dos trabalhos do atual hospital de Viamão, e que o novo hospital deve vir para auxiliar nos atendimentos e na melhor de qualidade dos serviços prestados à população.

O período da PPP, que pode variar de 25 a 30 anos, o perfil dos pacientes atendidos pelo SUS e o investimento previsto por parte do Estado serão definidos ao longo da estruturação realizada pelo BID, que deve durar cerca de dez meses.

“A intenção não é fechar o hospital atual, e sim, construir um novo para que este auxilie nos atendimentos de alta e média complexidade.”, concluiu o vereador Armando.

A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre de 2025. Se não ocorrerem atrasos no cronograma do governo do Estado e a empresa vencedora da PPP cumpra os prazos, o novo hospital pode ficar pronto em 2026.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Obras de recriação do novo Parque Saint Hilaire de Viamão

IMPRIMIR | PDF