Vacinação contra gripe é liberada para todos/as nos postos de saúde de Viamão
Não deverá haver reposição de doses para Viamão, ou seja, serão vacinadas enquanto tiver doses disponíveis nos estoques. Por isso, a importância das pessoas pertencentes aos grupos prioritários, que ainda não se imunizaram, procurarem, o quanto antes, o posto de saúde mais próximo, para receber uma dose contra contra a gripe.
O vereador Luís Armando Azambuja, da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, informa a população viamonense, que além de prorrogada até o dia 9 de junho, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Viamão, agora abrange também o público em geral.
Em Viamão, as doses são aplicadas nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Setor Especializado em Imunizações do município, localizado na Parada 44, o atendimento é das 8h às 18h.
A abertura da vacinação a toda a população além dos grupos prioritários, segue a orientação da Secretaria da Saúde do Estado, e ocorre porque sobraram um milhão de doses do volume enviado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, e destinado aso grupos prioritários.
No entanto, não deverá haver reposição de doses para Viamão, ou seja, serão vacinadas enquanto tiver doses disponíveis nos estoques.Por isso, o vereador Armando assinala a importância das pessoas pertencentes aos grupos prioritários, que ainda não se imunizaram, procurarem, o quanto antes, o posto de saúde mais próximo, para receber uma dose contra três sorotipos: H1N1, H3N2 e Influenza B.
A vacina é fundamental especialmente para os idosos, gestantes, mães de recém-nascidos (de até 45 dias), portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). “A vacinação das crianças não atingiu as metas em Viamão, por isso, aos pais devem ficar atentos e levar seus filhos para vacinar”, enfatizou o vereador Armando.
De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde, sete pessoas morreram em razão da gripe neste ano no estado.
Entre as pessoas que morreram, a maioria tinha mais de 60 anos e apresentava comorbidades (mais de uma doença), além de não terem se vacinado nos últimos 12 meses. Três não usaram o medicamento oseltamivir, conhecido como tamiflu. Entre os que usaram medicação, apenas um o fez corretamente, em menos de 48 horas do início dos sintomas.
O objetivo da vacinação é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.
Estudos apontam que a vacina contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.Até o momento, Viamão atingiu cerca de 65% da meta estipulada. A campanha de vacinação contra da gripe começou dia 10/4, e foi programada para acabar na última sexta-feira (26), mas foi prorrogada até o dia 9 de junho.
Vacinação contra a gripe em Viamão: Quem, onde e o que levar
Onde se vacinar:
– Um uma das 16 Unidades Básica de Saúde (UBSs) ou no Serviço Especializado em Imunizações
Quem deve se vacinar e quem consta
nos grupos prioritários:– Pessoas com 60 anos ou mais;Gestantes em qualquer idade gestacional;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos;
– População indígena;
– Pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Trabalhadores da área da saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);
– Detentos e funcionários do sistema carcerário;
– Professores da rede pública e privada;O que levar:
– Cartão Viamão Saúde, e caso não tenha, será realizado um pré-cadastro na Unidade de Saúde;
– Pessoas com doenças crônicas, como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, precisam apresentar indicação médica quando forem ao postos de saúde;
– Carteira de vacinação das crianças;
– Carteira de identidade a adultos com mais de 60 anos;
– Puérperas podem levar a certidão de nascimento do bebê.