Inicial / #VereadorArmando / Projeto vai revitalizar Lago Tarumã

Projeto vai revitalizar Lago Tarumã

“Com o projeto de recuperação do Lago Tarumã, teremos a retomada do ambiente de lazer, como pedalinhos, canoagem e stand up, são alguns exemplos”, antecipou o prefeito, professor Bonatto.

“Esse projeto atende um compromisso que firmamos na campanha com a comunidade ali da região do Lago Tarumã, assim como, da população de Viamão, e representa um antigo sonho e reivindicação de todos, que esta sendo atendido pela nossa gestão, representada pelo prefeito Bonatto”, enfatizou o vereador Armando.

A convite do presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, vereador Luís Armando Azambuja (PSDB), o prefeito, professor Valdir Bonatto (PSDB), participou na sessão plenária na última terça-feira (09), onde apresentou o Projeto e Plano de Trabalho de Revitalização do Lago Tarumã.

Antes de entrar no tema central da sua fala, o prefeito informou que em 2022 será feita a canalização da rede de esgoto da Vila de Itapuã.

Em relação ao Lago Tarumã, o prefeito Bonatto relatou dados sobre os estudos que estão sendo executados sobre o Lago Tarumã, que vão desde análise da água, do nível e volume do esgoto e lodo no fundo, bem como levantamento de dados sobre a flora e fauna da região. “O nosso Lago Tarumã é um cartão postal da nossa cidade, é um ambiente de lazer, temos a história do lago muito forte em cada um de nós. Em 2016, fizemos concurso público nacional de arquitetura e revitalização do Lago Tarumã, onde foram e estamos cumprindo uma série de estudos ambientais, para que seja feita a modernização do lugar”, explica Bonatto. 

De acordo enfatizou o vereador Armando, a proposta da gestão do Novo Tempo para Viamão, do prefeito Bonatto, é que em julho de 2022 seja feita a canalização com teste de viabilidade e funcionalidade, para que em setembro do mesmo ano, o esgoto que cai no Lago seja retirado e o projeto vencedor para revitalização, feito em 2016, possa ser retomado com as devidas condições de viabilidade. 

“Com o projeto de recuperação do Lago Tarumã, teremos a retomada do ambiente de lazer, como pedalinhos, canoagem e stand up, são alguns exemplos”, antecipou o prefeito, professor Bonatto. 

O vereador Armando Azambuja anunciou que a CMV vai criar uma Comissão de Fiscalização com a intensão do Legislativo acompanhar todo o trabalho de revitalização do Lago Tarumã. “Esse projeto atende um compromisso que firmamos na campanha com a comunidade ali da região do Lago Tarumã, assim como, da população de Viamão, e representa um antigo sonho e reivindicação de todos, que esta sendo atendido pela nossa gestão, representada pelo prefeito Bonatto”, enfatizou o vereador Armando.

O Projeto de Revitalização do Lago Tarumã está separado em dois processos:

Prevê área de lazer, pedalinhos, SUP, canoagem, pista de caminhada, ciclovia, pavimentação em blocos intertravados.
O trabalho já está sendo licitado e as obras iniciam ainda este ano.

Pavimentação e drenagem, que compreende as vias do entorno do Lago – Rua Gaúcha (trecho), Rua Noquinha de Oliveira, Rua Difusora, Rua Antônia de Fraga Ramos e Av. João Carlos Viale Dias (trecho); E, processo de limpeza, enrocamento e aterramento, que compreende a retirada de vegetação da lâmina d’água, remoção de matéria orgânica do fundo do Lago, conformação de talude e enrocamento em pedra.

Todos os processos serão realizados com base em Licenciamento Ambiental, com apresentação de laudos hidrológico, geológio, de avaliação de água, de batimetria, PGRCC, sobre a vegetação e a fauna, e demais documentos cabíveis.

“Queremos que o impacto ambiental seja o menor possível. Todos os estudos estão sendo feitos para que o projeto possa ser executado da melhor forma. Até junho, será realizada a primeira parte, que é a retirada do esgoto. E, até setembro de 2022, o Lago estará sem a cobertura da vegetação. Vamos transformar aquela área em ponto de lazer e cultura que os Viamonenses tanto querem, proporcionando mais saúde para as pessoas com saneamento e espaços adequados para práticas esportivas e atividades físicas. É um novo tempo para Viamão!”, afirmou o prefeito Bonatto.

Como será executado:

– A limpeza vai iniciar com o esgotamento em parceria com a Corsan, enquanto essa canalização não ocorrer, toda a canalização que hoje é despejada diretamente no Lago vai ser desviada para o talude lateral. Dessa forma, o Lago não terá mais contaminação por esgoto.

– Depois disso será necessária a retirada da vegetação e será feita também a retirada do lodo que fica no fundo do Lago (pois é a matéria orgânica que serve de alimento para esse tipo de vegetação se proliferar). Então, será feita a abertura do vertedouro e instalação de tubulação para a água do Lago escoar de forma natural e assim ser feita a limpeza de todo fundo.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta sexta-feira tem terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais, nos 18 postos de saúde de Viamão!