Inicial / DESTAQUE / Cartório Eleitoral convida jovens a tirar o título e participar das próximas eleições

Cartório Eleitoral convida jovens a tirar o título e participar das próximas eleições

Com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições, a Justiça Eleitoral, através da 59ª e 72ª Zona Eleitoral de Viamão, coordenadas por Carla Nunes Santos e Rodrigo Silva, consecutivamente, convidam os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participarem da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá durante toda esta semana.

JOVEM ELEITOR DA SÃO TOMÉ 4

Em pronunciamento na Câmara, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Luís Armando Azambuja, disse que o Jovem Eleitor tem sua origem no programa Meu 1º Voto, o qual procura conscientizar o jovem de 16 e 17 anos sobre a importância do voto para a democracia. “A inclusão dessa parcela da sociedade no cadastro eleitoral possibilita uma revolução nos próprios candidatos e candidatas, na garantia e defesa da juventude e implantação de seus direitos fundamentais”, destacou Armando.

Para o jovem tirar o primeiro título de eleitor, basta comparecer a Central de Atendimento ao Eleitor de Viamão, levando um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016, podem se alistar no Cartório Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito.

Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.

1-JOVEM-ELEITOR_web armandoO vereador Armando completou sua manifestação destacando que: “Os jovens de 16 e 17 anos têm o direito garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 14, onde estabelece que: a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos”.

A chefe da 59ª zona eleitoral, Carla Nunes Santos, lembrou que: “ao comparecerem no Cartório Eleitoral, o jovem já estará  realizando o cadastro biométrico, que é obrigatório a todos os cerca de 167 mil eleitores de Viamão, para poder votar nas próximas eleições, que consiste na coleta das digitais, de uma assinatura e de uma foto, onde um novo modelo de título eleitoral é emitido, com a inscrição de “Identificação Biométrica.

A Central de Atendimento ao Eleitor de Viamão, atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia, na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), 202 / Térreo, no Centro, telefones (51) 3485-2855 e 3493-7483.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Tem primeira dose da vacina para crianças!