Inicial / CONCURSOS & OPORTUNIDADES / Jovem aprendiz: Armando participa com Ministro Rossetto da Feira de Aprendizagem Profissional

Jovem aprendiz: Armando participa com Ministro Rossetto da Feira de Aprendizagem Profissional

O vereador Luís Armando Azambuja participou na manhã desta terça-feira (1º), da abertura da I Feira de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul, no Shopping Bourbon Wallig, em Porto Alegre, que contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Miguel Rossetto, além dos diretores administrativo e financeiro, e o técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichelo, e José Fossari, respectivamente, instituição essa, responsável pela qualificação profissional de mais de 1.600 alunos entre 18 e 23 anos,  em parceria com a Escola Mesquita e o Centro Social Maristas, destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, que visam ações estruturadas de qualificações profissionais, articuladas com a formação para a vida, valorizando conteúdos específicos da formação profissional e transversais de formação para o exercício da cidadania, onde desenvolvem cursos de: Atendente de Nutrição, Manutenção Elétrica e Eletrônica, Auxiliar Técnico em Manutenção de Informática, Programação de Software e Auxiliar Técnico em Eletroeletrônica.

ARMANDO COM MINISTRO4_GHC_WEB

A Feira de Aprendizagem Profissional, aberta até esta terça-feira (2), tem por objetivo incentivar empresas a contratarem aprendizes e a promoverem o trabalho decente. “Uma ação que é capaz de acolher, recuperar e produzir esperança”, enfatizou ministro Miguel Rossetto. Segundo ele, o estado tem uma experiência com o acolhimento de jovens aprendizes e cria um ambiente de incentivo, por meio da parceria do MTPS com empresas e com o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP). “O Rio Grande do Sul tem construído um espaço de diálogo permanente e de estimulo ao cumprimento da legislação nacional. Mas também tem compreendido que o cumprimento da lei se transforma em oportunidades e responsabilidade social com as comunidades”, afirmou o ministro Rossetto.

De acordo com vereador Armando, o programa jovem aprendiz deve cada vez mais, ter como alvo a juventude em situação de vulnerabilidade social, onde muitos dos beneficiados recebem bolsa família. “Com isso amplia as políticas de oportunidades aos jovens em vulnerabilidade social”, enfatizou.

Participam da feira, empresas, escolas públicas e técnicas, entidades sem fins lucrativos, o Serviço Nacional de Aprendizagem, além de federações de empregadores e empregados, adolescentes, jovens, órgãos públicos em âmbito municipal, estadual, federal e a sociedade civil.

A Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) determina a todas as empresas de médio e grande porte contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação.

A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional, cabe ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!