Inicial / #VereadorArmando / Hospital Colônia de Itapuã, lugar já teve mais de 1.4 mil moradores e hoje está quase vazio

Hospital Colônia de Itapuã, lugar já teve mais de 1.4 mil moradores e hoje está quase vazio

Fundado em 1940, instituição resguarda o passado sombrio do confinamento de leprosos e a história de quem ainda vive por lá

Grande parte dos 172 prédios, entre eles, Centro de Diversões, construção colossal que acolhia bailes e sessões de cinema, está abandonada.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, destaca a reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record, que esteve no Hospital Colônia Itapuã e conversou com as pessoas que passaram a vida “internadas”.

O vilarejo em torno do Hospital Colônia de Itapuã, região Rural de Viamão, lugar já teve mais de 1,4 mil moradores e hoje está quase vazio, foi criado para isolar pacientes com hanseníase, que ganhou fama de cidade fantasma.

Sem ligações com o resto do mundo, algumas pessoas ainda habitam o local.

Grande parte dos 172 prédios, entre eles, Centro de Diversões, construção colossal que acolhia bailes e sessões de cinema, está abandonada.

Breve histórico

O Hospital Colônia de Itapuã  (HCI), distante 48 km da Capital e de outros centros urbanos, localizado em uma área de 1251 hectares, no município de Viamão, foi inaugurado em 11 de maio de 1940. Na época, atendia a uma política de saúde pública que segregava indivíduos portadores de hanseníase, sendo responsável por atender toda a população do Rio Grande do Sul. Recebeu, ao longo de sua história, 1.454 pessoas oriundas de diferentes lugares.

O HCI, como era chamado era dividido em duas áreas: área limpa ou sadia (administração, usina hidráulica, padaria, residências dos médicos, funcionários, irmãs franciscanas e capelão; e a área suja ou doente (onde foram construídos 18 pavilhões, 16 casas geminadas, enfermaria, igreja católica, capela luterana, casa de diversões, cadeia (!), sapataria, carpintaria, ferraria e olaria.

Contava até com moeda própria, cunhada em alumínio e com circulação restrita à colônia – uma tentativa de evitar contágios. O sustento era garantido pela lavoura e criação de gado.

Além de trabalharem, os pacientes iam à escola, divertiam-se, casavam-se. Também acabavam em uma cela, cumprindo pena de 10 dias, quando surpreendidos em tentativa de fuga.

Hoje, o Hospital Colônia Itapuã conta com moradores-usuários, que têm assistência não só de moradia, mas também de uma política que visa o resgate da cidadania e a reintegração social destas pessoas.

Localização:

Hospital Colônia Itapuã (HCI)
Endereço: Rodovia Frei Pacífico, s/n – Viamão/RS – CEP: 94750-992.
Telefones: (51) 3404;8055 (geral); 3494.8033; 3494.8002
E-mail: hci@saude.rs.gov.br

Curta nossa página do Facebook: www.facebook.com/VereadorArmando

Faça parte dos mais de 21 mil curtidas e seguidores da Fanpage do VEREADOR ARMANDO no Facebook

Curta nossa página no Facebook, e marque a opção “Ver primeiro” no seu FEED DE NOTÍCIAS.
Assim, nossas notícias, sempre terão prioridade na sua linha do tempo.
Faça agora mesmo essa curtida em seu perfil do Face, e conte com nosso pioneiro e personalizado atendimento a população viamonense!
É muito rápido, fácil e de graça!

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 47 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp 51999713123

Além disso, verifique

Direitos da Juventude em debate no SEMANECA