Inicial / #VereadorArmando / Projeto inclui Festa dos Navegantes de Itapuã no calendário de eventos de Viamão

Projeto inclui Festa dos Navegantes de Itapuã no calendário de eventos de Viamão

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Itapuã, realizada, há mais de 30 anos, pela Comissão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, da Vila de Itapuã, composta por moradores da região, será reconhecida e oficialmente e incluída, por lei municipal, no calendário oficial de eventos e festividades de Viamão.

Conforme o autor do projeto, vereador Luís Armando Azambuja (PT), a lei vai normatizar e reforçar o que a própria tradição já consolidou.

Para o vereador Armando, além da manifestação religiosa, o projeto busca incrementar e ampliar o evento, fazendo da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Itapuã, um patrimônio cultural, com proposta de fomento de turismo de caráter religioso, social, lazer e assistencial, por sua destacada e tradicional importância em nosso município.

O Dia da Padroeira foi dia 02 de fevereiro, mas o ponto alto das festividades da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Itapuã, ocorreu no último domingo (05/2), quando a comissão organizadora, com apoio da Prefeitura, realizou várias atrações.

Teve Missa Campal na Praia dos Passarinhos, translado da Santa, por terra, até a Marina de Itapuã, procissões, carreata, missa na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, de Itapuã, almoço festivo e apresentações musicais, com momentos de diversões aos visitantes, junto a praça principal da Vila Itapuã e no Salão Paroquial.

Uma moção de parabenização, reconhecimento e aplausos foi encaminhada pela Câmara Municipal de Viamão, aos representantes da  comissão organizadora Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que realizou a festividade neste ano. “Fica nosso reconhecimento público, e os aplausos de parabenização a esses casais e moradores de Itapuã, que por décadas, se dedicam para fazer essa belíssima e tradicional Festa, que a cada ano, atraí centenas de visitantes, com belíssimas atrações e fomento da cultura religiosa e turística em nosso município”, discursou o vereador Armando. 

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Conforme os arquivos da Cúria Metropolitana, o Distrito de Itapuã foi fundado em 29 dezembro de 1874 e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes foi fundada em 02 de fevereiro de 1876 – a pedra fundamental da Igreja foi benta pelo Vigário de Viamão, Francisco de Santa Isabel Athayde, em 09 de janeiro de 1875.

A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes está localizada na praça principal da Vila Itapuã.

*Notícia publicada em: 2 de fevereiro de 2017 e atualizada em 06 de fevereiro de 2017 

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 45 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando foi eleito para o quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas.

Além disso, verifique

Conectado com o Povo e com a Nossa Gente