Regiões das vilas da grande São Tomé, Martinica, Beco dos Soares e Augustas, serão as maiores beneficiadas com o projeto da Perimetral Metropolitana, do Pacto da Mobilidade, que contará com obras de alargamento e qualificação de pistas, corredores com sistema BRT e qualificação das paradas de ônibus, ciclovias, estrutura de acessibilidade, sistema para monitoramento e controle do trânsito através de câmeras e semáforos inteligentes, em uma grande infraestrutura, terá início em Viamão, na parada 21 da Lomba do Pinheiro, e seguirá por Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha, num total de 31 quilômetros em obras.
O vereador Luís Armando Azambuja (PT), que no ano passado, na condição de presidente da Câmara, aprovou o novo projeto do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana de Viamão, e que já deixou concluído a previsão do grande eixo de mobilidade que vai beneficiar a região da grande São Tomé, Beco dos Soares e Augustas, para o projeto da construção da Perimetral Metropolitana, onde inclusive se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff, no encontro dos anúncios das obras do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana, comemorou o anúncio realizado nessa semana, dos investimentos de R$ 1 milhão, pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para elaboração do projeto básico de obra de uma rodovia, partindo da divisa de Porto Alegre/Viamão, pela parada 21 da Lomba do Pinheiro, que vai passar pela Vila Araçá e seguir pela Estrada Bérico José Bernardes, nas Vilas da região da grande São Tomé (Parque Farroupilha, Planalto, Santa Rita, São Tomé, Santa Úrsula e Batista/Martinica), Beco dos Soares e Augustas, seguindo por Alvorada e Gravataí, e terminando na cidade de Cachoeirinha.
De acordo com o vereador Armando, um acordo de cooperação técnica já foi assinado nessa semana, na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), do Governo do Estado, por representantes dos quatro municípios beneficiados, onde o projeto esta prevendo a construção de uma avenida com seis pistas, três em cada sentido, faixa exclusiva para ônibus e ciclovia, que terá 31,11 quilômetros, ligando Viamão à Cachoeirinha, deste total, 11,67 km serão na extensão de Viamão, com corredores com o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de ônibus de alta capacidade, qualificação das paradas de ônibus, instalação de ciclovias, estrutura de acessibilidade, além de um sistema tecnológico para monitoramento e controle do trânsito através de câmeras e semáforos inteligentes. A empresa que venceu a licitação para a realização do projeto deve iniciar o trabalho no mês que vem, com previsão de conclusão em 2023.