Últimos dias: As inscrições devem ser realizadas até a próxima terça-feira, dia dia 8 de novembro de 2016. Do total de 4.562 vagas, 224 são para o Campus de Viamão, distribuídas entre os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais, Técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo e Meio Ambiente e o Técnico concomitante em Meio Ambiente.
O vereador Luís Armando Azambuja, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Viamão, ocupou a tribuna, na última sessão, para informar que até a próxima terça-feira, dia 8 de novembro, encontra-se aberto o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com oferta de 4.562 de vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado.

De acordo informou o vereador Armando, no Campus Viamão, que esta localizado na avenida Senador Salgado Filho, 7.000 (Tecnopuc Viamão), estão sendo oferecidos 224 vagas, distribuídas entre os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais, Técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo e Meio Ambiente e o Técnico concomitante em Meio Ambiente.
As inscrições devem ser realizadas até a proxima terça-feira, dia 8 de novembro de 2016, pelo site ingresso.ifrs.edu.br, ou diretamente no Campus, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, sala 301, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h, que disponibiliza computadores conectados à internet para os candidatos.
A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de nível superior.
Do total das 4.562 vagas ofertadas, 2.761 vagas são em cursos técnicos e 1.801 vagas são em cursos superiores.
Além do Campus Viamão, as vagas são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis.
As provas serão aplicadas em 4 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2017.
Para acompanhar todas as informações, ler o Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e outras orientações, acesse o site ingresso.ifrs.edu.br.
Enem e Sisu
Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS, o candidato pode optar por utilizar a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição, deverá escolher uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”.
No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016).
