FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Armando Azambuja destacou a importância do trabalho realizado pela Senac de Viamão, que através de programas federais tem proporcionado aos trabalhadores viamonenses aperfeiçoamento e inserção no mercado de trabalho. “Estamos vivendo um momento muito positivo não só para a cidade, mas para todo o Estado. O mercado de trabalho está mais competitivo e cobra dos trabalhadores mais capacitação técnica. Por isso, iniciativas como estas que oferecem à comunidade oportunidades de aprendizado devem ser valorizadas”, declarou.
Formaram-se nesta etapa, alunos dos cursos de aprendizagem em comércio e dos cursos de balconista de farmácia, montagem e manutenção de computadores, recepcionista e vendedor, todos pertencentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
Para a diretora da escola Senac Viamão, Lídia Fraga, o evento é um marco na vida dos estudantes, que passam de alunos para profissionais capacitados e aptos para fazerem a diferença no mercado de trabalho. “Ficamos felizes por oportunizar aos nossos alunos a capacitação que vai fazer a diferença quando eles forem buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. E mais felizes ainda por saber que nossos alunos não se deixaram abater pelas dificuldades enfrentadas no decorrer do curso. Parabéns e sucesso a todos”, disse Lídia.
Além dos vereadores também participaram da solenidade o prefeito municipal, Valdir Bonatto, a secretária municipal de Assistência Social, Belamar Pinheiro, a secretária municipal de Educação, Maria Clarice Rodrigues de Oliveira, a gestora do Sindilojas Viamão, Letícia Abreu, o presidente da ACIVI, Rafael Goelzer; o presidente da CDL, Vilson Pescador, o representante do SINE, Mary Graice Krames e o patrono das turmas, o empresário Flávio Ribeiro Júnior. Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia, que reuniu autoridades, amigos e parentes dos formandos.
SAIBA MAIS
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Entre os objetivos do programa se destacam:
– Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
– Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
– Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
– Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
– Melhorar a qualidade do ensino médio.
Bolsa Formação: Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. São dois tipos de curso:
– Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
– Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.
Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.