Inicial / DESTAQUES DA SEMANA / Câmara prestigia formatura de alunos do Pronatec e cursos de Aprendizagem do Senac de Viamão

Câmara prestigia formatura de alunos do Pronatec e cursos de Aprendizagem do Senac de Viamão

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Armando Azambuja destacou a importância do trabalho realizado pela Senac de Viamão, que através de programas federais tem proporcionado aos trabalhadores viamonenses aperfeiçoamento e inserção no mercado de trabalho. “Estamos vivendo um momento muito positivo não só para a cidade, mas para todo o Estado. O mercado de trabalho está mais competitivo e cobra dos trabalhadores mais capacitação técnica. Por isso, iniciativas como estas que oferecem à comunidade oportunidades de aprendizado devem ser valorizadas”, declarou.

Formaram-se nesta etapa, alunos dos cursos de aprendizagem em comércio e dos cursos de balconista de farmácia, montagem e manutenção de computadores, recepcionista e vendedor, todos pertencentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Para a diretora da escola Senac Viamão, Lídia Fraga, o evento é um marco na vida dos estudantes, que passam de alunos para profissionais capacitados e aptos para fazerem a diferença no mercado de trabalho. “Ficamos felizes por oportunizar aos nossos alunos a capacitação que vai fazer a diferença quando eles forem buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. E mais felizes ainda por saber que nossos alunos não se deixaram abater pelas dificuldades enfrentadas no decorrer do curso. Parabéns e sucesso a todos”, disse Lídia.

Além dos vereadores também participaram da solenidade o prefeito municipal, Valdir Bonatto, a secretária municipal de Assistência Social, Belamar Pinheiro, a secretária municipal de Educação, Maria Clarice Rodrigues de Oliveira, a gestora do Sindilojas Viamão, Letícia Abreu, o presidente da ACIVI, Rafael Goelzer; o presidente da CDL, Vilson Pescador, o representante do SINE, Mary Graice Krames e o patrono das turmas, o empresário Flávio Ribeiro Júnior. Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia, que reuniu autoridades, amigos e parentes dos formandos.

SAIBA MAIS

O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Entre os objetivos do programa se destacam:

– Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

– Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

– Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

– Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

– Melhorar a qualidade do ensino médio.

Bolsa Formação: Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. São dois tipos de curso:

– Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;

– Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.

Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

Além disso, verifique

Nesta quinta (02/12) tem primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, e segunda dose antecipada da Pfizer/Biontech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *