Prazo da revisão e cadastro biométrico do biométrico termina dia 16 de março. Quem não fazer o procedimento fica sujeito ter o titulo cancelado.
Há uma semana do prazo final, marcado para o próximo dia 16 de março, ainda restam 93 mil eleitores para recadastrarem biometricamente o título de eleitor. Até agora, 78 mil eleitores já fizeram o procedimento, o que representa 45,6% da meta a ser atingida do universo de aproximadamente 171 mil eleitores de Viamão.
O relator da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), que diariamente acompanha e apóia o processo de recadastramento biométrico, recebeu da chefe da 59ª Zona Eleitoral, Carla Nunes Santos, a informação que o plantão do último final de semana, foi realizado com tranquilidade e sem incidentes, e que, com o novo sistema de agendamento pessoal, que acabou com as longas filas de última hora, registrou um novo record no atendimento, onde contou com 3 mil eleitores viamonenses fazendo o recadastramento biométrico, no último sábado e domingo.
De acordo com Carla Nunes, quem chegar pessoalmente no Cartório Eleitoral, recebe uma senha de agendamento, que constará o dia e horário, e não vai precisar ficar mais nas longas filas de última hora, para aguardar o atendimento. “Não há necessidade de vir na madrugada para frente do Cartório, evite os transtornos e a insegurança, venha a partir das 9h. até as 17h., receba o agendamento do dia e hora marcada e faça tranquilamente o recadastramento biométrico”, explica a chefe do Cartório.
Para o recadastramento biométrico, o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de um documento oficial (carteira de identidade, trabalho, certidão de nascimento ou carteira de conselho profissional), além de um comprovante de residência/endereço atual – emitido nos últimos três meses. A revisão e o cadastro biométrico consiste na coleta das digitais, de uma assinatura e de uma foto, e um novo título eleitoral é emitido, com a inscrição de “Identificação Biométrica”.
“A nossa preocupação é de que o eleitor que não conseguir fazer o recadastramento biométrico, tenha problemas com o título cancelado, onde, além de não poder votar nas eleições municipais do próximo ano, estará vedado de participar de concursos públicos, receber aposentadoria, auxílio sociais, Bolsa Família, salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, financiamento público e estudantil, entre outros problemas”, apontou o vereador Armando Azambuja, que ao ocupar a tribuna da Câmara, na última sessão, pediu aos 93 mil eleitores que ainda não compareçam ao Cartório Eleitoral, que façam quanto antes o recadastramento biométrico.
Para quem vai fazer titulo eleitoral pela primeira vez (os jovens) e aqueles que são residentes em Viamão, mas votam em outro município, e desejam transferir o titulo, já podem procurar o Cartório Eleitoral para agendar o atendimento a partir do mês de abril.
Também no sábado, dia 12 de março, e no domingo, dia 13 de maço, último final de semana do prazo final, o Cartório Eleitoral de Viamão, também estará fazendo plantão para o recadastramento biométrico. Neste final de semana, a partir das 9h., serão distribuídas um total de 1,5 mil fichas/senhas de atendimento para o próprio dia, e, ao terminarem as fichas/senhas do dia, os eleitores na fila receberão para os dias seguintes.
O Cartório Eleitoral de Viamão, fica localizado na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), 202, no Centro, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia. Além disso, os eleitores de Viamão podem agendar atendimento para o recadastramento biométrico com hora marcada, pela internet (através do site do TRE-RS, no link: www.tre-rs.gov.br). Durante os últimos dias a capacidade de espaços para agendamento pela internet ficou esgotada pela grande procura, mas diariamente são abertas novas vagas, também por esse canal de agendamento. Os telefones para mais informações são: (51) 3485-2855 e 3493-7483.
Mais informações sobre o RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO (CLIQUE AQUI)