Atenção, eleitor! Restam apenas um mês para o prazo final do recadastramento biométrico em Viamão, e 110 mil eleitores viamonenses ainda não fizeram o procedimento, e estão sujeitos a ter o titulo cancelado e não poder votar nas próximas eleições.
Foram pelo menos, dois mil eleitores viamonenses, que aproveitaram o ensolarado sábado e domingo passado (dias 13 e 14/02), para proceder à revisão do título eleitoral e o cadastramento biométrico, no plantão do Cartório Eleitoral das Zonas 59ª e 72ª de Viamão.
A informação e a constatação, é do relator da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, que esteve no local para verificar o atendimento prestado aos eleitores, e, que parabenizou a força tarefa dos servidores e colaboradores do Cartório Eleitoral, que estão fazendo para atender a demanda dos cerca de 168 mil eleitores do município, que foram convocados para proceder o recadastramento biométrico para não terem o titulo cancelado e poderem votar na próxima eleição municipal.
Há um mês do prazo final, marcado para até o dia 16 de março, para que todos possam fazer a revisão e o recadastramento biométrico e não terem o título cancelado, ainda faltam cerca de 110 mil eleitores em Viamão para fazerem o procedimento.
Para revisão e cadastramento biométrico, o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de um documento oficial com foto como a identidade (que não pode estar rasurada, rasgada, aberta ou replastificada), além do comprovante de endereço em seu nome ou que comprove a relação com a residência com eleitor (água, luz, telefone, TV assinatura, fatura de telefone Celular, Carnês de IPTU, atualizado, ou seja, emitido a partir dos meses de dezembro, janeiro ou fevereiro).
“Coleta das digitais, uma assinatura e uma foto, e um novo título eleitoral é emitido, com a inscrição de “Identificação Biométrica”. É assim que é realizado, em minutos, a revisão e o cadastro biométrico”, resumiu a chefe da 59ª Zona Eleitoral, Carla Nunes Santos, que pediu a todos os eleitores do município, que compareça o quanto antes para evitar as possíveis longas filas de última hora. “Quem não fazer o cadastramento biométrico, terá o título cancelado, e não poderá votar nas eleições municipais do próximo ano, além de estar vedado de participar de concursos públicos, receberem salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas”, alertou Rodrigo Silva, chefe da 72ª Zona Eleitoral.
Atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia, o Cartório Eleitoral de Viamão, fica localizado na Rua Mário Antunes da Veiga (Rua do antigo Fórum), nº 202, no Centro, e os telefones para mais informações são: (51) 3485-2855 e 3493-7483.
Veja o vídeo do Vereador Armando com as dicas da chefe do Cartório Eleitoral de Viamão.