banner ad

A nova escola da Vila São Tomé foi inaugurada com evento festivo

14 de abril de 2012

Grande festa na inauguração da Escola Municipal São Tomé, uma das mais modernas e avançadas de Viamão. Salas, turmas e espaços físicos adaptados, também aos alunos especiais (deficientes),destaca-se na acessibilidade e preocupação com a inclusão social. Uma escola que esta ecologicamente correta, utilizando a tecnologia de aproveitamento da água da chuva e economia de energia elétrica. Quadra poliesportiva coberta e iluminada, praça infantil, laboratório de informática, garantem conhecimentos diferenciados e a prática de esporte, lazer e de qualidade aos alunos da São Tomé.

Uma grande festa marcou a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé, na manhã deste sábado (14). O evento começou com a execução dos hinos nacional e rio-grandense pela banda marcial da Secretaria Municipal de Educação (SME), em seguida teve apresentação dos pequenos alunos da Escola São Tomé. O evento contou com a presença do prefeito Alex Boscaini, do secretário de Educação, Gilnei Leite, do secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, do 1° vice-presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), além de outras autoridades, conselheiros do orçamento participativo e lideranças da região, entre outros.

A cerimônia, pronunciamentos e a placa de inauguração

 A cerimônia teve início com a fala da diretora da escola, Giselda Ramires Machado, que ressaltou a importância da nova instituição na São Tomé. “Recebemos e agradecemos pela escola de qualidade na São Tomé, e seremos em breve, uma escola modelo, e podem ter certeza que tanto os alunos, quanto os pais e também a comunidade da região estão muito felizes por isso. Parabenizamos a prefeitura e a Secretaria de Educação e a todos envolvidos pelo trabalho que resultou nesse grande sonho e reivindicação da população da grande São Tomé”.
Para o prefeito Alex Boscaini, a escola São Tomé torna-se exemplo de estrutura, beleza, qualidade e bom investimento. “Viamão é excelência em educação, exemplo disso, é essa bela escola, a qual conta com uma boa estrutura, representando um ambiente propício para educação, onde os alunos terão mais vontade de aprender, e logo, os professores de ensinar”, enfatizou.
O secretário de Educação, Gilnei Leite, disse que a obra faz parte do grande trabalho que a prefeitura de Viamão, através da secretaria, para atender a aos alunos que moram na São Tomé e adjacências. “Uma escola bem estruturada e de ótima qualificação, é o que estamos entregando hoje, a comunidade, esperando que seja usufruído da melhor forma possível”.Em seguida, foi descerrada a placa de inauguração da Escola São Tomé, pelas autoridades presentes, na presença da comunidade.

A E.M.E.F da São Tomé

 A Escola Municipal de Ensino Fundamental – E.M.E.F – São Tomé, localizada rua Gaurama, 654, em uma área da esquina da rua Americana até a esquina da rua Abaeté, na Vila São Tomé, foi denominada oficialmente pela lei municipal 3.815, de autoria do Armando Azambuja.

Já são 123 alunos que estudam na E.M.E.F São Tomé, divididas em duas turmas de jardim, mais duas turmas de 1° ano, e uma turma de 2° ano, divididas nos turnos de manhã e tarde. Para o próximo ano, estão previstos a criação de mais ano/séries, até chegar ao 9° ano, último do ensino fundamental. A estrutura administrativa da escola conta, além da diretora, com sete professores, uma secretaria, mais dois porteiros e duas auxiliares de limpeza.

Moderna, avançada e com total acessibilidade

 A construção da E.M.E.F São Tomé, representa uma das mais modernas e avançadas de Viamão, e o maior investimento público na região da grande São Tomé, dos últimos anos. Na estrutura física, conta com: quadra poliesportiva coberta; praça infantil; equipamentos contra incêndio, dez salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, banheiros e rampas com acessibilidade; cozinha; refeitório e sala de reuniões, tudo com tecnologia de aproveitamento da água da chuva e economia de energia elétrica, a partir de aberturas para luz natural, num investimento de R$: 2,4 milhões. “É uma escola moderna e avançada, com quadra poliesportiva coberta e iluminada, praça infantil, laboratório de informática, que garantem também a prática de esporte, lazer e conhecimentos diferenciados e de qualidade aos alunos, além de salas, turmas e espaços físicos (banheiros e rampas), adaptados também aos alunos especiais (deficientes), garantindo total acessibilidade, inclusão social e cuidados com o meio ambiente, com capacidade de atender mais de 400 alunos”, comemora o vereador Armando, que também é o autor da lei municipal 3.926, que propõe a construção de quadra poliesportiva nas escolas da rede municipal.