Parque de Itapuã- Natureza exuberante
A área de conservação de 5.566 hectares, que compõe o Parque Estadual de Itapuã, foi demarcada em 1973, como uma unidade de conservação, pelo governo do Rio Grande do Sul, que abrigam uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias, lagoas e banhados, além de um grande número de espécies da fauna nativa do estado. “Itapuã preserva o que sobrou do ecossistema original da grande Porto Alegre.
Atualmente, é uma das últimas no Brasil a preservar vegetação litorânea original da Mata Atlântica. É também por ali que repousam restos de embarcações farroupilhas, o que sobrou de operações militares empreendidas pelos Farrapos, na região entre a Ilha do Junco e o Morro da Fortaleza.
Nas formações vegetais do Parque de Itapuã, ocorrem mais de 300 espécies de plantas. Além disso, o parque abriga espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o bugio-ruivo e a lontra. Quem visita o espaço mergulha também em parte da história do Rio Grande do Sul com vista ao Morro da Fortaleza, a Ilha do Junco e a Ferraria dos Farrapos, ligados à Revolução Farroupilha.
A visitação voltada à educação ambiental é realizada mediante agendamento pelas escolas ou grupos que realizam trilhas guiadas, pelos técnicos ou sob orientação de condutores locais.