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Confecção da primeira e segunda via da identidade

O vereador Armado Azambuja, alerta a comunidade viamonense interessada em realizar a o primeira ou segunda via da carteira de identidade de forma rápida, que desde a última segunda-feira (02/05), o Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), localizado na avenida Azenha nº 255, na região central de Porto Alegre, fone: (51) 3288-5150 opção 2,  volta a abrir atendimento por ordem de chegada para pessoas interessadas em fazer a carteira de identidade, eliminando a necessidade de agendamento eletrônico.

Para encaminhar a carteira de identidade basta comparecer ao no Posto do IGP da Azenha, portando certidão de nascimento ou casamento, de segunda a sexta-feira. Em Porto Alegre, o horário de atendimento é das 8h às 18h, já nos demais Postos, das 8h às 14h. Com a mudança no atendimento, o IGP espera destravar o passivo no encaminhamento dos documentos, represado durante a pandemia, além de facilitar o serviço para o cidadão que tem urgência para fazer a carteira.

O atendimento por agendamento eletrônico segue sendo necessário na capital nas unidades do Tudo Fácil da Zona Norte, na rua Domingos Rubbo, 51 e Tudo Fácil Zona Sul, na Av. Wenceslau Escobar, 2.666. Nos demais postos do interior do Estado, incluindo o Posto do IGP Viamão da parada 36, onde o agendamento eletrônico no portal da Central de Serviços do governo estadual, ou no link https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=498

Onde Fazer?

Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), localizado na avenida Azenha nº 255, na região central de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, e o horário de atendimento é das 8h às 18h, fone: (51) 3288-5150 opção 2, 

Para Viamão: Basta clicar https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=498 , e em “agendar” e escolher dia, horário e local do seu atendimento.

Documentos Necessários:

Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade

Solteiros – Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

Casados/Viúvos – apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

Separados Judicialmente ou Divorciados – apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).

Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.

Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)

Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)

Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

Importante: documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado

Obs.: não é necessário trazer fotos.

Acréscimos opcionais:

A pessoa que solicitar o novo modelo de carteira de identidade poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.

Prazo

Prazo normal de entrega (1ª e 2ª via)  após o pagamento

Posto da Azenha, Tudo Fácil e região metropolitana: 10 dias úteis

Com pedido de isenção: 15 dias úteis

Interior: 15 dias úteis

Modalidade expressa:  somente 2a via – disponível em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Litoral: 5 dias úteis

Quanto custa?

Valores vigentes:

1ª via: Gratuita

2ª via: R$ 81,84 – Isentos: maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência).

2ª via (modalidades expressa): R$ 106,39.

Onde pagar?

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

Sobre o Vereador Vereador Armando

O vereador Armando, como é popularmente conhecido, tem 49 anos, é jornalista/radialista, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito, e, pós- graduado em Gestão Hospitalar. Armando esta no quinto mandato de vereador. Armando é considerado um dos vereadores mais atuantes e experientes do Legislativo. É o campeão de projetos e de leis aprovadas e sancionadas. WhatsApp Lista de Transmissão de Notícias: 51 9990-45123 Celular 51 993321888 Gabinete: 51 34854957

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