Na última sexta-feira(4), foi realizado a Semaneca, evento alusivo aos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o tema: Enfrentando Desafios a fim de garantir os direitos das crianças e adolescentes. Entre os palestrantes da Semaneca, estavam: O advogado Rodimar Silva da Silva, da AOB de Viamão, que falou sobre a importância da implementação do ECA, a partir da Constituição Federal; A professora Jeni Reck, da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, que falou sobre o aumento da violência no ambiente escolar; O secretário de Educação, Carlos Bennech, falou sobre a educação infantil, seus avanços e desafios; A coordenadora do Núcleo de Políticas Inclusivas, Maria Helena Santos, que falou sobre a asseguridade das políticas para crianças com deficiência; O Conselheiro Tutelar Francisco Mariano, que explicou como é o trabalho do Conselho Tutelar e as suas principais atribuições; e o Conselheiro Tutelar Gabriel Cavalcante, falou sobre o Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai).
Teve ainda a participação do vereador Luís Armando Azambuja, presidente da Comissão de Defesa da Criança da Câmara e da assistente pedagógica do Centro da Juventude de Viamão, Idala Mello. O evento contou ainda, com apresentação artística da Banda Marcial EMEF Vinte de Setembro, da Cecília, Grupo de Dança do Mais Educação da EMEF. Amador Nunes da Rocha, do Espigão, entre outras.
De acordo com a conselheira tutelar Márcia Camargo, a Semaneca teve como principal objetivo, fazer uma reflexão sobre a responsabilidade e as ações que vêm sendo executadas pela rede de proteção a fim de garantir os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Coordenado e realizado pelos Conselhos Tutelares de Viamão, Câmara Municipal, Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e do Novo Lar, o evento contou com a presença de, pelo menos, 130 profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, que, ao final, receberam certificados.
A Semaneca foi instituída no município em 2005 e prevê o trabalho em consonância com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além da Secretaria de Educação, famílias, crianças, adolescentes e sociedade em geral.