Inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é imunizar 65 mil pessoas em Viamão contra gripe H1N1.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, alerta a comunidade que todos os Postos de Saúde de Viamão estarão abertos neste sábado (30), para o Dia “D” de vacinação contra a gripe, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que oficialmente inicia hoje.
A vacina já está disponível para os grupos prioritários, nas 16 unidades de saúde do município e no Setor Especializado em Imunizações (confira os endereços e telefones abaixo).
É necessário que o usuário tenha o cartão Viamão Saúde, caso não tenha, será realizado um pré-cadastro na Unidade de Saúde.
De acordo com o vereador Armando, que também é assessor técnico da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a mobilização faz parte de uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. A expectativa do governo federal é de vacinar 49,8 milhões de pessoas até 20 de maio.
Devem tomar a vacina os grupos prioritários, que recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): pessoas a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, trabalhadores que comprovadamente são da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem procurar os postos de saúde.
Pessoas com doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Já pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos onde estão registrados para receber a dose, sem a necessidade de prescrição médica, ou em qualquer posto de vacinação mediante a apresentação de prescrição médica.
A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações, segundo o Ministério da Saúde.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Armando, disse ainda, que a meta em Viamão, é imunizar, pelo menos, 80% dos integrantes dos grupos prioritários, que totalizam 65.449 pessoas.
Quem não conseguir se vacinar hoje, devem comparecer na Unidade de Saúde mais próxima, durante os dias de semana, das 8h às 17h, para receberem a vacinação. As unidades de saúde não fecham ao meio dia em Viamão.