-
 
Notícias

Publicado em 18/06/2009, atualizado em 17/12/2009
Combate educativo ao cigarro nas escolas e postos de saúde

Foi aprovado na última sessão na Câmara de Viamão, um projeto que prevê adoção de medidas educativas, com vistas a combater a prática do tabagismo, que vão desde a realização de campanhas educativas e preventivas à inclusão de conteúdos específicos nos currículos das escolas municipais do ensino fundamental, abordando os malefícios causados pelo cigarro e os derivados do tabaco.
O projeto de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), havia sido aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas recebeu o veto contrário do prefeito Alex Boscaini.

Na última sessão, o plenário da Câmara municipal, por 13 votos a dois, derrubou o veto do Executivo, mantendo aprovação e a validade do projeto, sendo transformado em lei municipal por promulgação do Legislativo.
A promoção e a realização de palestras, seminários e campanhas educativas, junto às escolas, órgãos, departamentos, unidades/postos de saúde, associações comunitárias, clube de mães, e outras entidades representativas e comunitárias são medidas propostas no projeto de iniciativa do vereador Armando Azambuja. Afixação e a manutenção, de avisos, placas e/ou cartazes alusivos à proibição da prática do tabagismo também fazem parte das medidas educativas do projeto.
O vereador Armando defendeu a medida como forma educativa de esclarecimento junto as entidades representativas e comunitárias, a população em geral, e aos 27 mil alunos das 69 escolas da rede municipal, acerca dos males causados dos cigarros, cachimbos, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

• Veja o Banco de leis aprovadas e em vigor do vereador Armando