set
05

Em outubro terá eleição para três regiões de Conselhos Tutelares em Viamão

Por lei  de autoria do vereador Armando, a novidade desta eleição, foi a criação de um novo Conselho Tutelar, para atender, exclusivamente, as localidades de Águas Claras e Itapuã, e mais toda a Zona Rural de Viamão. “Com isso, passamos a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em três Conselhos Tutelares em Viamão”, enfatiza Armando.

Em outubro, Viamão participará das eleições unificadas, para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares, que elegerão 15 novos defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, que agora serão divididos entre as 1º, 2ª e 3ª regiões. A campanha eleitoral, já teve início, e segue até 4 de outubro, data da eleição.

A novidade desta eleição foi a criação de um novo Conselho Tutelar, com a 3ª região, com o objetivo de atender, exclusivamente, as localidades de Águas Claras e Itapuã, e mais toda a Zona Rural de Viamão, por legislação (Lei municipal 4.143) de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT).  “Com o aumento de mais um Conselho, passamos a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em três Conselhos, e o número de conselheiros tutelares passam de 10 para 15 membros titulares e mais 15 suplentes, representando mais fiscalização e mais atendimento dos direitos das crianças e adolescentes, além de contemplar a Zona Rural de Viamão, que historicamente sofre com o abandono e a falta de serviços e ações públicas”, comemora o vereador Armando.

Com isso, os Conselhos Tutelares serão organizados da seguinte maneira: 1ª Região (4º e 8º distritos); 2ª Região (Sede/Centro) e 3ª Região (Zona Rural), sendo eleitos cinco titulares e cinco suplentes para cada região. A coordenação da eleição dos Conselhos Tutelares em Viamão, esta sendo realizado pelo Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica), presidido por Dilva D’Ávila da Silva.

A eleição dos conselheiros tutelares, é facultativa, e ocorrerá no domingo, dia 4 de outubro, das 8 às 17h.. São documentos obrigatórios para votação: o título eleitoral e um documento oficial com foto. Todos os eleitores de Viamão podem participar do processo de escolha e votação do Conselho Tutelar, e poderão votar somente nos locais da região a que pertençam o seu domicilio eleitoral, assim como, somente votar em uma das, ou em um dos, candidatas ou candidatos, da respectiva região. Em cada região a quem pertencerá cada sede do Conselho Tutelar, há locais/escolas específicas e pré-determinadas, onde os eleitores poderão votar. Mais informações do processo eleitoral de escola dos Conselhos Tutelares de Viamão, através do telefone gratuito: 156, do Fala Cidadão.

O mandato dos conselheiros será de quatro. Cabendo aos Conselhos Tutelares atenderem crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus tratos, trabalho infantil.

Josi 39 é a candidata que o vereador Armando apoia, confia  e recomenda para 3ª Região Zona Rural- Águas Claras/Itapuã

:

box-face-3 Curta a página da Josi 39 no FECEBOOK clique aqui!