set
06

Em outubro terá eleição para três regiões de Conselhos Tutelares em Viamão

“Passamos a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em três Conselhos Tutelares em Viamão”, comemora o vereador Armando, autor da lei que criou uma nova sede para o Conselho Tutelar, possibilitando a divisão em três regiões, para atender melhor e com mais qualidade a as politicas públicas de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.

Em outubro, Viamão participará das eleições unificadas, para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares, que elegerão 15 novos defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, que agora serão divididos entre as 1º, 2ª e 3ª regiões. A campanha eleitoral, já teve início, e segue até 4 de outubro, data da eleição.

A novidade desta eleição foi a criação de um novo Conselho Tutelar, com a 3ª região, com o objetivo de atender, exclusivamente, as localidades de Águas Claras e Itapuã, e mais toda a Zona Rural de Viamão, por legislação (Lei municipal 4.143) de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT).  “Com o aumento de mais um Conselho, passamos a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em três Conselhos, e o número de conselheiros tutelares passam de 10 para 15 membros titulares e mais 15 suplentes, representando mais fiscalização e mais atendimento dos direitos das crianças e adolescentes, além de contemplar a Zona Rural de Viamão, que historicamente sofre com o abandono e a falta de serviços e ações públicas”, comemora o vereador Armando.

Com isso, os Conselhos Tutelares serão organizados da seguinte maneira: 1ª Região (4º e 8º distritos); 2ª Região (Sede/Centro) e 3ª Região (Zona Rural), sendo eleitos cinco titulares e cinco suplentes para cada região. A coordenação da eleição dos Conselhos Tutelares em Viamão, esta sendo realizado pelo Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica), presidido por Dilva D’Ávila da Silva.

A eleição dos conselheiros tutelares, é facultativa, e ocorrerá no domingo, dia 4 de outubro, das 8 às 17h.. São documentos obrigatórios para votação: o título eleitoral e um documento oficial com foto. Todos os eleitores de Viamão podem participar do processo de escolha e votação do Conselho Tutelar, e poderão votar somente nos locais da região a que pertençam o seu domicilio eleitoral, assim como, somente votar em uma das, ou em um dos, candidatas ou candidatos, da respectiva região. Em cada região a quem pertencerá cada sede do Conselho Tutelar, há locais/escolas específicas e pré-determinadas, onde os eleitores poderão votar. Mais informações do processo eleitoral de escola dos Conselhos Tutelares de Viamão, através do telefone gratuito: 156, do Fala Cidadão.

O mandato dos conselheiros será de quatro. Cabendo aos Conselhos Tutelares atenderem crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus tratos, trabalho infantil.

A DALISE nº 1, é a candidata que o vereador Armando apoia, VOTA, confia e recomenda para Conselheira Tutelar na 1ª REGIÃO – 4º e 8º DISTRITOS.

  box-face-2 (1)
Curta a página da DALISE nº 1  no FECEBOOK clique aqui!